Esse livro de Machado de Assis, um dos melhores escritores do mundo, é muito bem escrito e considerado a obra prima desse autor. Dom Casmurro tem como narrador o personagem protagonista Bento Santiago, o Bentinho, que relata a sua vida desde quando era moço até a época em que estava escrevendo o livro. O título do livro na verdade é um nome dado ao Bentinho. Se quiser saber um pouco mais é só continuar lendo o post.
No livro, Betinho relata como foi sua experiência no seminário, sua paixão por Capitu, e seu ciúme que se torna o enredo central do livro.
Bentinho era apaixonado por sua vizinha Capitu, encantado por seus olhos e seu jeito. Por causa de uma promessa D. Glória, mãe de Bentinho, o manda para um seminário. Lá, Bentinho conhece seu melhor amigo Ezequiel e os dois acabam largando o seminário. Bentinho vai estudar direito e Ezequiel vira comerciante. Bentinho se casa com Capitu, seu grande amor desde a juventude, e Ezequiel casa-se com Sancha. Ambos casais tem filhos, Bentinho, um filho e Ezequiel, uma filha. Quando Ezequiel morre Capitu sofre muito e, a partir daí, Bentinho começa a suspeitar que Capitu o traía.
No romance, Machado de Assis não esclareceu se houve ou não traição por parte de Capitu e é essa dúvida que faz com que essa obra seja tão famosa e tema tão abordado em debates literários. Esse romance realista tem crítica, objetividade mas também mostra uma análise dos personagens. Como o narrador é em primeira pessoa, há sempre aquela dúvida se o que ele está falando realmente é verdade eu se ele se deixou levar por seus sentimentos. A leitura desse livro é incrível e eu realmente indico esse livro para qualquer leitor. O enredo da história conquista o leitor de forma única.
A Globo, em 2008, lançou uma microssérie, denominada Capitu, que foi baseada no livro. Eu achei a adaptação bem interessante, eles se mantiveram bem fiéis a obra e a escolha dos atores foi muito bem feita. Logo, se vocês tiverem a chance de assistir, eu recomendo.
Então é isso, semana que vem tem mais um clássico
Nenhum comentário:
Postar um comentário